clock December 24,2023
80 anos da participação dos militares brasileiros na 2ª Guerra Mundial

80 anos da participação dos militares brasileiros na 2ª Guerra Mundial

SALVE OS PRACINHAS BRASILEIROS!!!
“A cobra fumou — e venceu.”

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos 80 anos dos militares brasileiros na Segunda Guerra Mundial. O deputado Luiz Carlos Hauly, um dos proponentes da homenagem, destacou a importância de realizar essa sessão.

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi um marco importante na história de nosso país, em especial para as tropas brasileiras que combateram naquele conflito. Os soldados da Força Expedicionária Brasileira-FEB, conhecidos como "pracinhas", formaram um contingente de aproximadamente 25 mil homens que foram integrados ao 5º Exército dos Estados Unidos. 

Eles participaram de campanhas contra tropas alemãs e italianas, tendo papel relevante em diversas batalhas, demonstrando coragem e eficiência, apesar das dificuldades iniciais, como a falta de treinamento adequado e de equipamentos modernos.

Além da FEB, o Brasil também teve uma participação estratégica e decisiva da Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial, com o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) e a Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO).

O 1º GAVCA enviou cerca de 400 militares ao conflito, incluindo 43 aviadores, que se destacaram na Campanha da Itália, realizando missões que apoiaram as operações terrestres das tropas Aliadas, contribuindo, assim, significativamente para a vitória dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Além do 1º GAVCA, a 1ª ELO apoiou a Artilharia Divisionária (AD) da FEB, realizando missões de observação, ligação, reconhecimento e regulagem de tiro.

A 1ª ELO realizou 684 missões em quase 200 dias de operações. A Marinha do Brasil também teve um papel importante no conflito, atuando na Batalha do Atlântico contra os submarinos alemães e italianos que ameaçavam as rotas de suprimento entre os Estados Unidos e a Europa.

A atuação da Força Naval Brasileira colaborou para garantir a segurança das linhas de abastecimento vitais para o esforço de guerra. Por sua vez, a vitória brasileira na batalha de Montese, na Itália, em abril de 1945, foi um dos momentos mais destacados da participação brasileira na guerra. A cidade, localizada no norte da Itália, era um ponto estratégico fortemente defendido pelas tropas alemãs.

A ofensiva brasileira começou no dia 14 de abril de 1945, e, após combates intensos, Montese foi tomada no dia 17. Essa vitória foi crucial para a progressão das forças aliadas na região, contribuindo para o enfraquecimento final das tropas do Eixo na Itália. A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial reforçou sua posição no cenário internacional e trouxe reconhecimento às tropas brasileiras.

Internamente, gerou impactos políticos e sociais, além de contribuir para a modernização das Forças Armadas. A campanha na Itália também ficou marcada na memória nacional como um símbolo de bravura e sacrifício. Essa é a justificativa do deputado Luiz Carlos Hauly ao requerer a sessão solene em homenagem às forças armadas brasileiras.


Confira a sessão completa: vídeo

Fonte: FB Hauly1920/Câmara dos Deputados


Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nas redes sociais

Top Categorias

Comentários recentes

Aceite cookies para melhor desempenho