clock December 24,2023
Comissão de Infraestrutura discute soluções para o Aeroporto de Londrina

Comissão de Infraestrutura discute soluções para o Aeroporto de Londrina

A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina reuniu-se nesta sexta-feira (5), na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), em uma verdadeira força-tarefa para buscar soluções e alavancar diversas obras em Londrina. O encontro reuniu lideranças, entidades do setor produtivo, representantes políticos, técnicos, prefeitos, deputados federais, deputados estaduais e secretários municipais para discutir temas como o Aeroporto de Londrina, o Trem Pé-Vermelho, obras prioritárias, revitalização dos lagos, revitalização do centro, revitalização do Zerão, construção do Teatro Municipal e duplicação da PR-445, entre outros assuntos. 

De forma geral, a avaliação é que muitas obras estão avançando, mas ainda há muito trabalho pela frente. Uma das principais preocupações é a perda de voos regionais, assunto que motivou a apresentação de Cláudia Venâncio, gerente de Navegação Aérea da NAV Brasil no Aeroporto de Londrina.

Mobilização

Com uma apresentação técnica, Cláudia Venâncio mostrou toda a evolução – e também os problemas – do aeroporto, apontando soluções, esclarecendo dúvidas e trazendo informações que vão ajudar a Comissão a balizar as próximas ações. “Estou muito agradecida por poder falar um pouquinho da operacionalidade do aeroporto e contribuir para o crescimento da cidade. O aeroporto tem uma função essencial para toda a região. A gente atende a população de Londrina, mas também todo o Norte do Paraná. Eu acredito que esse projeto vai trazer bastante facilidade para os usuários, assim como o crescimento econômico ou no turismo. Essa mobilização é fundamental”, destacou a gerente da NAV.

Coordenadora da Comissão, a deputada federal Luisa Canziani ressaltou a importância do encontro: “Consideramos a reunião muito esclarecedora porque nos trouxe informações relevantes a respeito do nosso aeroporto, das obras de adequação, das melhorias que precisam ser feitas e do trabalho de articulação que deve ser desenvolvido junto aos órgãos federais. Mas saímos muito otimistas e temos certeza de que a união entre agentes políticos e sociedade civil organizada vai render bons frutos e é o caminho para conseguirmos as obras de infraestrutura que a nossa região tanto precisa”.

Lideranças

Anfitriã do encontro, a presidente Vera Antunes, da ACIL, afirma que a Comissão está fazendo a diferença para a região: “A Comissão de Infraestrutura representa a união das lideranças de Londrina pelo desenvolvimento da nossa cidade. Por isso, as reuniões têm uma dinâmica técnica, para que decisões e ações sejam tomadas de forma prática, e isso está agilizando várias conquistas, como a duplicação da PR-445 e o ILS, por exemplo. Ainda há muito por ser feito, mas a união do poder público, representantes políticos, setor produtivo e profissionais técnicos vem apresentando resultados concretos”.

Presente na reunião, o deputado federal Luiz Carlos Hauly também destacou a força da cooperação entre lideranças: “A ACIL, como entidade mais antiga e líder em Londrina, junto com a Sociedade Rural, tem a capacidade de reunir todas as entidades, o poder público, o executivo estadual, executivo municipal, legislativo estadual, federal e municipal e a comunidade representada na organização, na defesa dos interesses da nossa comunidade de Londrina e regional, porque Londrina é a capital do interior do Estado. As reuniões sempre são ótimas, de grande profundidade técnica e política”.

Compromisso

A união em prol do bem comum também foi realçada por Lenir de Assis: “É extraordinário ver tantas pessoas comprometidas com o sucesso da nossa cidade, tantas entidades da sociedade civil e organizações de classe juntas por um único objetivo, a otimização dos recursos que nós temos, e isso se faz de forma coletiva. Essas parcerias são fundamentais para o nosso sucesso”, reforçou. 

Coordenador da Comissão até assumir o mandato, o prefeito Tiago Amaral continua participando das reuniões e exaltando o trabalho realizado: “A Comissão de Infraestrutura é a grande responsável por organizar as pautas prioritárias da cidade de Londrina desde 2017, quando foi criada. Nós conseguimos unificar efetivamente as demandas que nós levaríamos tanto ao governo federal quanto ao governo estadual, porque nós percebemos que, sem isso, a cidade não captava os recursos. Eu posso garantir que se não fosse a Comissão de Infraestrutura ter batido nessa tecla, a duplicação da PR-445 não teria saído. Então, é defender e continuar valorizando e participando, pois esse é o grande caminho para a nossa cidade”. 

Comunidade

A união da comunidade por intermédio dos representantes também foi exaltada pelo deputado estadual Tercílio Turini: “Os temas que foram debatidos, como a questão do aeroporto, da Estrada do Limoeiro e outras melhorias, são fundamentais. Essa mobilização, essa junção de forças da sociedade civil organizada e do poder público, de Londrina, Cambé, Ibiporã e outras cidades, com os deputados estaduais e federais, é um ingrediente favorável para que a gente leve projetos tanto a nível de estado quanto a nível federal. A união da comunidade vai fazer muita diferença”.

Também estiveram presentes o prefeito Conrado Scheller, de Cambé; Sandra Moya, chefe regional da Casa Civil do Governo do Paraná; os secretários municipais Rodrigo Souza (Governo) e Otávio Gomes (Obras); Cláudio Bravim, presidente do IPPUL; Zeca Salgueiro (secretário de Planejamento de Rolândia); David Dequech Neto (Sociedade Rural do Paraná); Decarlos Manfrim (CEAL/Crea-PR); Sergio Bonocielli (ATT Armazenagem e Transporte); Célia Catussi (Sinduscon); Rubens Negrão (Sebrae); Antonio Nechar (AML); Nicolás Mejía (Grupo Folha); além do vice-presidente Gerson Guariente e do superintendente Rodrigo Geara, ambos da ACIL.

Fonte: Equipe ACIL

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nas redes sociais

Top Categorias

Comentários recentes

Aceite cookies para melhor desempenho