
Em sessão solene de homenagem aos 60 anos do Banco Central, na terça-feira (1º), com a presença do presidente da instituição, Gabriel Galípolo, um deputado foi direto ao ponto: “Parem de mentir para o povo brasileiro que a culpa é do déficit público! Não é. O déficit público do ano passado foi mínimo. Os Estados Unidos foi dez vezes maior. E vocês também são responsáveis por essa situação caótica do povo brasileiro, empobrecido pelas elevadas taxas de juros que vocês praticam, sem ficar vermelho como estão agora.”
A crítica, que poderia ter sido feita por um parlamentar da esquerda, é do deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR). O deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE) também enfatizou que o governo reduziu as despesas em relação ao Produto Interno Bruto entre 2023 e 2024. Mas afirmou que uma decisão de aumento de juros acaba com todo o esforço em pouco tempo porque o custo da dívida pública se eleva muito mais.
A sessão de críticas prosseguiu: o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) citou a situação do seu estado, bastante afetado pelas mudanças climáticas. “Na semana passada, houve a maior feira de agricultura familiar do Brasil em Rio Pardo. Não deu um negócio, porque ninguém se atreve a comprar uma máquina, por menor ou maior que seja, pagando 15% de juros”.
São 3 exemplos entre vários deputados, de todos os espectros políticos. Infelizmente, deve trazer pouco resultado. Uma mudança na gastança com juros depende mais do que ocorrer no exterior do que de políticas autônomas do governo.
Fonte: republicado de monitor mercantil
Deixe uma resposta
Cancelar respostaNotícias relacionadas
Notícias populares
Notícias recentes
Top Categorias
-
Notícias
106
-
Publicações
19
-
Artigos
17
-
Reforma Tributária
15